domingo, 9 de maio de 2010

Engenharia Social

Engenharia social é a ação de uma pessoa mal intencionada que se faz passar por uma ou mais pessoas, enganando os colaboradores de uma organização. Esta pessoa utiliza informações como nomes de usuários e administrador coletadas previamente. Com isto consegue obter informações privilegiadas como senhas, ou induzir pessoas a executar ações que enfraqueçam a segurança, como executar um Trojan.
O método mais simples, mais usado e mais eficiente que os engenheiros sociais utilizam para descobrir uma senha é perguntando. Se o colaborador da empresa estiver despreparado, a possibilidade de se obter com sucesso a resposta positiva a pergunta é certa, assim o Engenheiro Social irá ganhar acesso, controlar e conseguir mais acesso.
Muitos ataques de engenharia social são complicados e envolvem diversas etapas e planejamento elaborado, além de combinar o conhecimento da manipulação e tecnologia.
O início na maioria das vezes é através de pesquisa na Internet sobre a instituição ou o alvo de ataque, de posse de algumas informações, o ataque é preparado, podendo ser através de telefone, ou se passando por um funcionário terceirizado que presta serviços a organização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário